Nessa segunda aula nos foi proposto o exercício de espaços e volumes, utilizando o artificio de trabalhar com o brinquedo lego a fim de aguçar nossa criatividade de forma a criar cheios e vazios, tensão entre volumes e planos, e até escala e proporção entre objetos. Esse exercício foi dividido em 4 partes.
Etapa 1 - Cheios, Vazios e Tensão
Primeiramente deveríamos criar um bloco que tivesse a superfície externa lisa e seu interior possuísse algumas irregularidades. Essas irregularidades com pequenos vão entre peças gera uma tensão que aqui no nosso bloco é desprezível, porém numa construção verdadeira seria mais uma barreira a ser quebrada para total sucesso da edificação.
Após isso, teria de ser feito uma reestruturação da figura movendo 2 ou 3 peças a fim de criar uma nova forma, enfatizando em novas tensões e vazios criados assim inserindo um novo caráter ao bloco sem perder a memória original.
Reestruturando mais, botando em perigo a identidade original, ainda obtemos formas que lembram a primeira figura tendo o resultado final desta etapa.
Etapa 2 - Tensão Entre Volumes
Nessa segunda etapa deveríamos criar outro bloco que tivesse a superfície interna lisa e um centro vazado, a fim de que esse espaço interno fosse preenchido com um bloco móvel. Quando essa parte externa se encontra rebaixada, a tensão ou força de contato entre os blocos é menor já que ainda há contato com o chão, a medida que a figura externa for erguida e ficando mais suspensa, a tensão gerada será maior.
Etapa 3 - Tensão Entre Planos e Volumes
Nessa terceira parte deveríamos adicionar um elemento plano representando uma cobertura para observar as relações estabelecidas entre eles. A relação mais percebida é que esse elemento adicionado representa mais firmeza, pois a tensão criada é distribuída de forma mais regular, e mesmo sendo um peso a mais na estrutura notamos que essa cobertura auxilia no equilíbrio entre os blocos.
Etapa 4 - Escala e Proporção
Por fim, nos foi dada a tarefa de selecionar uma obra arquitetônica e representar com o lego buscando obter a proporção da edificação original.
Em uma primeira escolha, resolvi representar o edifício Silodam - Amsterdam, Holanda
A fim de representar uma obra localizada no Brasil, escolhi o Museu de Arte de São Paulo feito pela arquiteta Lina Bo Bardi.
E como uma última tentativa, meio frustada pela dificuldade de iluminação e angulo da foto original, o Prédio Central da Justiça de Manchester.
Nenhum comentário:
Postar um comentário