Etapa 2: nessa etapa deveríamos criar um volume com superfície interna lisa e um outro compacto, com a superfície externa lisa, de modo que um complementasse o outro para que pudéssemos estabelecer relações de tensão entre os dois volumes. Foi possível estabelecer essas relações através do deslocamento vertical entre eles como mostrados nas seguintes imagens.
Nessa imagem abaixo, notamos que como o bloco maior está em contato com o chão, temos uma ideia de que a segurança, estabilidade é maior, pois por estar mais firme o peso do edifício se distribui mais uniformemente já que há pouca tensão entre os sólidos.
Deslocamos para cima o bloco mais largo e notamos que a tensão entre eles começa a se estabelecer de mofo mais forte, assim como a unicidade formada.
Já nessa imagem abaixo, percebemos que a ideia de instabilidade é bem maior que a primeira por causa do tamanho do volume maior e da base estreita do outro volume que parece não aguentar o peso do sólido vazado. Com isso concluímos que a medida que a estrutura de superfície interna lisa vai se deslocando verticalmente para cima, perdemos cada vez mais a ideia de estabilidade.
Etapa 3: nessa etapa deveríamos adicionar uma base ou cobertura plana, a fim de estabelecer relações entre os volumes e esse novo plano.
Primeiramente utilizei o plano adicionado como base, e percebi que a mesma dá uma ideia de estabilidade entre os três, pois existe uma tensão entre a base e o bloco mais largo permitindo que o peso do ultimo seja distribuído de forma mais uniforme e assim podemos ter uma ideia de maior solidez.
Agora utilizando o plano adicionado como cobertura, percebi que a primeira imagem seguinte tem novamente uma ideia de maior estabilidade pela própria base do volume mais largo ser maior. Assim como na segunda figura novamente estabelecemos uma tensão entre os sólidos e por último, temos a noção de que quase todo o peso da edificação unificada encontra-se na parte superior, dando uma ideia de fragilidade e instabilidade ao conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário